Fedora – Habilitar USB no VirtualBox

Sempre tive problemas ao habilitar o USB no VirtualBox, e acredito que todos que utilizam ele no Fedora ou qualquer outra distribuição Linux tem ou já teve esse problema. Para resolver é simples (depois que descobri como), basta adicionar seu usuário no grupo do vboxusers e editar o arquivo responsável por controlar as usb no VirtualBox informando o grupo e a permissão, veja como no tutorial abaixo:


Primeiramente você deve inserir seu usuario no grupo do VirtualBox, para isso execute a seguinte instrução (Altere o “usuario” par o SEU usuário)

usermod -a -G vboxusers usuario

Agora para finalizar vá ao diretorio “/etc/udev/rules.d/” (como root) e abra o arquivo “10-vboxdrv.rules” ou “xx-vboxdrv.rules” com seu editor, nele você verá as seguintes informações:

KERNEL=="vboxdrv", NAME="vboxdrv", OWNER="root", GROUP="root", MODE="0600"
[.....]

Nesta linha altere o valor do GROUP para “vboxusers” e o valor do MODE para “0660“, ficando da seguinte maneira:

KERNEL=="vboxdrv", NAME="vboxdrv", OWNER="root", GROUP="vboxusers", MODE="0660"
[.....]

Pronto, REINICIE o computador e tente novamente.

Para quem não sabe, para habilitar basta clicar em sua maquina virtual depois em configurações, selecione USB no lado esquerdo e habilite.

Dica: Instale o “VirtualBox Extension Pack” para poder habilitar o controlador EHCI para usb 2.0, a extensão você encontra diretamente no site do VirtualBox na area de download.

Dica2: Caso você esteja com o seguinte erro: “Kernel driver not installed (rc=-1908)” verifique como corrigir no link. Esse erro é muito comum.

Foi utilizado para testes o Fedora 17 e o VirtualBox 4.1.16 r78094.

 

Help DEV – Analista desenvolvedor Java / Android
https://helpdev.com.br/zarelli

Fedora – Habilitar USB no VirtualBox

3 pensou em “Fedora – Habilitar USB no VirtualBox

  1. Olá Guilherme! Fui obrigado a deixar o meu agradecimento aqui pra vc! Estava com esse problema no Fedora 20 e a sua dica funcionou perfeitamente! Obrigado! Parabéns pelo seu site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo