Assinando aplicativos Android, Signing Your Applications

Apks assinados

O sistema Android requer que todos os aplicativos instalados sejam assinados digitalmente com um certificado cuja chave privada é mantida pelo desenvolvedor do aplicativo. O sistema Android usa o certificado como um meio de identificar o autor de um aplicativo e estabelecer relações de confiança entre as aplicações. O certificado não é usado para controlar aplicativos que o usuário pode instalar. O certificado não precisa ser assinado por uma autoridade de certificação: é perfeitamente admissível, e típico, para aplicações Android utilizar certificados auto-assinados.

Qual a real necessidade de assinar seu aplicativo? resumindo, para publicar no Google Play, para ser exclusivo, é a ‘sua marca’.

Abaixo veremos como assinar seu apk, caso você não tenha a chave de desenvolvedor (o que permite a assinatura) veja AQUI como obter.

Assinando

Primeiramente você deve ter sua chave publica fornecida pela google, veja AQUI como obter caso não saiba. O que faremos é gerar uma chave privada e assinar o apk. Vou mostrar como fazer atravez da IDE Eclipse e do NetBeans, o procedimento em AMBOS são identicos, só muda como iniciar o procedimento.

  • Clique sobre seu projeto e selecione no Eclipse “Android Tools ->  Export Signed Application Package” no NetBeans “Export Signed Application Package” no NetBeans”

  • Agora é receitinha de bolo, vou mostrar somente como é pelo Eclipse (apesar que gosto mais do netbeans), porém é idêntico(procedimentos importantes) ao Netbeans. Abaixo você deve colocar o destino de sua keystore e definir uma senha para ela, caso você já tenha feito esse procedimento é so usar essa chave que você vai criar.

  • Agora é a parte aonde inserimos informações exclusivas como a chave publica e alguns dados necessario para a assinatura como uma nova senha para essa chave e a validade. Lembre-se que a senha digitada acima é uma e a digitada abaixo é outra, uma é para o arquivo(acima) e a outra é para a chave(abaixo).

  • O ultimo passo é o destino de onde seu apk será exportado.

Pronto apk gerado e pronto para publicação no Google Play, (veremos depois). Agora que sua chave esta gerada é so fazer o procedimento marcando que você já tem a chave.

Help DEV – Analista desenvolvedor Java / Android
https://helpdev.com.br/zarelli

Assinando aplicativos Android, Signing Your Applications

2 pensou em “Assinando aplicativos Android, Signing Your Applications

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo