Android – Adeus launcher drawables, olá mipmaps!

mipmaps mipmap

No ultimo update do Android Studio para versão 1.1, o uso das pastas mipmaps se tornaram padrão.

O que mudou foi que as pastas para os lauchers drawables antes com este formato:

res/
    drawable-mdpi/ic_launcher.png (48x48 pixels)
    drawable-hdpi/ic_launcher.png (72x72)
    drawable-xhdpi/ic_launcher.png (96x96)
    drawable-xxhdpi/ic_launcher.png (144x144)
    drawable-xxxhdpi/ic_launcher.png (192x192)

Foram alteradas para mipmaps, deixando a nomenclatura drawable apenas para arquivos de PNG, JPEG, GIF ou arquivos de imagem, 9-Patch, e arquivos XML que descrevem formas Drawable ou objetos Drawable que contêm vários estados (normal, pressionados, ou focalizado). Veja o tipo de recurso Drawable.

Então ficamos com a seguinte estrutura para mipmaps:

res/
    drawable/
    mipmap-mdpi/ic_launcher.png (48x48 pixels)
    mipmap-hdpi/ic_launcher.png (72x72)
    mipmap-xhdpi/ic_launcher.png (96x96)
    mipmap-xxhdpi/ic_launcher.png (144x144)
    mipmap-xxxhdpi/ic_launcher.png (192x192)

Resumidamente os mipmaps são utilizados para ícones lançador de aplicativos. O sistema Android retém os recursos nesta pasta (e pastas específicos de densidade, como mipmap-xxxhdpi), independentemente da resolução da tela do dispositivo onde o aplicativo está instalado. Esse comportamento permite que os aplicativos escolham o melhor ícone/resolução para seu aplicativo para exibir na tela inicial. Para obter mais informações sobre como usar as pastas mipmap, consulte Gerenciando Lançador ícones como recursos mipmap.

Alterações no manifest:
Basta alterar aonde consta @drawable para @mipmap exemplo:

...
<application android:name="ApplicationTitle"
         android:label="@string/app_label"
         android:icon="@mipmap/ic_launcher" >
         ...

Help DEV – Analista desenvolvedor Java / Android

http://helpdev.com.br/zarelli

2 thoughts on “Android – Adeus launcher drawables, olá mipmaps!

  1. Blz Guilherme, estou iniciando desenvolvimento Android, mas estou com duvidas justamente relacionado a imagens no meu app, criei as imagens com o tamanho referente a cada pasta, mas quando chamo elas no arquivo xml da minha activity sempre vem a menor. O que seria necessário para chamar a imagem de melhor resolução para aquela tela?

    • Tudo bem Eduardo, desculpe a demora. As pastas não são especificamente relativa a tamanhos mais sim densidades, as vezes pode envolver tamanho mais voce nao tem que se prender a isso. Por exemplo pode ser uma imagem 600×400 em ldpi e uma do mesmo tamanho em hdpi.
      Deve estar vindo a menor imagem porque seu dispositivo deve ser ldpi, para uma solução simples basta aumentar a resolução da imagem na pasta ldpi.
      Tente procurar algum artigo que trate disso para você entender melhor, é um assunto muito tecnico, e que um dsigner poderia dizer melhor como funciona. Mais basicamente é isso, os icones mudam de tamanhos, imagens normalmente só a densidade, talvez voce nao precise de uma em cada pasta, basta ter somente uma e controlar o tamanho no componente em ‘dpi’ tipo um imageview com 100dpi de largura e 200dpi de altura entende?

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