No ultimo update do Android Studio para versão 1.1, o uso das pastas mipmaps se tornaram padrão.
O que mudou foi que as pastas para os lauchers drawables antes com este formato:
res/ drawable-mdpi/ic_launcher.png (48x48 pixels) drawable-hdpi/ic_launcher.png (72x72) drawable-xhdpi/ic_launcher.png (96x96) drawable-xxhdpi/ic_launcher.png (144x144) drawable-xxxhdpi/ic_launcher.png (192x192)
Foram alteradas para mipmaps, deixando a nomenclatura drawable apenas para arquivos de PNG, JPEG, GIF ou arquivos de imagem, 9-Patch, e arquivos XML que descrevem formas Drawable ou objetos Drawable que contêm vários estados (normal, pressionados, ou focalizado). Veja o tipo de recurso Drawable.
Então ficamos com a seguinte estrutura para mipmaps:
res/ drawable/ mipmap-mdpi/ic_launcher.png (48x48 pixels) mipmap-hdpi/ic_launcher.png (72x72) mipmap-xhdpi/ic_launcher.png (96x96) mipmap-xxhdpi/ic_launcher.png (144x144) mipmap-xxxhdpi/ic_launcher.png (192x192)
Resumidamente os mipmaps são utilizados para ícones lançador de aplicativos. O sistema Android retém os recursos nesta pasta (e pastas específicos de densidade, como mipmap-xxxhdpi), independentemente da resolução da tela do dispositivo onde o aplicativo está instalado. Esse comportamento permite que os aplicativos escolham o melhor ícone/resolução para seu aplicativo para exibir na tela inicial. Para obter mais informações sobre como usar as pastas mipmap, consulte Gerenciando Lançador ícones como recursos mipmap.
Alterações no manifest:
Basta alterar aonde consta @drawable para @mipmap exemplo:
... <application android:name="ApplicationTitle" android:label="@string/app_label" android:icon="@mipmap/ic_launcher" > ...
Blz Guilherme, estou iniciando desenvolvimento Android, mas estou com duvidas justamente relacionado a imagens no meu app, criei as imagens com o tamanho referente a cada pasta, mas quando chamo elas no arquivo xml da minha activity sempre vem a menor. O que seria necessário para chamar a imagem de melhor resolução para aquela tela?
Tudo bem Eduardo, desculpe a demora. As pastas não são especificamente relativa a tamanhos mais sim densidades, as vezes pode envolver tamanho mais voce nao tem que se prender a isso. Por exemplo pode ser uma imagem 600×400 em ldpi e uma do mesmo tamanho em hdpi.
Deve estar vindo a menor imagem porque seu dispositivo deve ser ldpi, para uma solução simples basta aumentar a resolução da imagem na pasta ldpi.
Tente procurar algum artigo que trate disso para você entender melhor, é um assunto muito tecnico, e que um dsigner poderia dizer melhor como funciona. Mais basicamente é isso, os icones mudam de tamanhos, imagens normalmente só a densidade, talvez voce nao precise de uma em cada pasta, basta ter somente uma e controlar o tamanho no componente em ‘dpi’ tipo um imageview com 100dpi de largura e 200dpi de altura entende?