Android – Suporte a varias telas (Supporting Multiple Screens)

Descrição: <supports-screens>

Permite especificar os tamanhos de tela apóia sua aplicação e permitir o modo de tela compatibilidade para telas maiores do que o que seu aplicativo suporta. É importante que você use sempre este elemento no seu aplicativo para especificar os tamanhos de tela o aplicativo suporta. Este elemento é inserido dentro de seu arquivo AndroidManifest.xml dentro da tag <manifest>
Ex:

<manifest [...] >
    <supports-screens [...] />
    <application [...] </application>
</manifest>

Veja abaixo como utilizar.

Sintaxe

<supports-screens
     android:smallScreens=["true" | "false"]
     android:normalScreens=["true" | "false"]
     android:largeScreens=["true" | "false"]
     android:xlargeScreens=["true" | "false"]
     android:anyDensity=["true" | "false"]/>

Atributos

android:smallScreens
Indica se o aplicativo suporta a tela menor. Um pequeno ecrã é definido como aquele com uma proporção menor do que o aspecto “normal” da tela (HVGA tradicional). Este é “true” por padrão.

android:normalScreens
Indica se um aplicativo suporta a tela “normal”. Tradicionalmente, esta é uma tela HVGA densidade média, mas WQVGA de baixa densidade e alta densidade WVGA também são considerados para ser normal. Este atributo é “true” por padrão.

android:largeScreens
Indica se o aplicativo suporta a maior tela. A tela grande é definida como uma tela que é significativamente maior do que uma tela do aparelho “normal”, e, portanto, pode requerer alguns cuidados especiais por parte do aplicativo para fazer bom uso dela, embora possa contar com o redimensionamento pelo sistema para preencher o tela.
O valor padrão para isso realmente varia entre algumas versões, por isso é melhor se você declarar explicitamente esse atributo em todos os momentos.

android:xlargeScreens
Indica se o aplicativo suporta a tela extra grande. Uma tela extragrande é definida como uma tela que é significativamente maior do que uma tela “grande”, como um tablet (ou algo maior) e podem exigir cuidados especiais por parte do aplicativo para fazer bom uso dela, embora possa contar com o redimensionamento pelo sistema para preencher a tela.
O valor padrão para isso realmente varia entre algumas versões, por isso é melhor se você declarar explicitamente esse atributo em todos os momentos.
Este atributo foi introduzido em nível API 9.

android:anyDensity
Indica se o aplicativo inclui recursos para acomodar qualquer densidade tela.
Para aplicações que suportam o Android 1.6 (API nível 4) e superior, este é “verdadeira” por padrão e você não deve definir isso “falsa” a menos que você esteja absolutamente certo de que é necessário para a sua aplicação. A única vez que ele pode ser necessário desativar isso é se o seu aplicativo manipula diretamente bitmaps.

 

Fiz um artigo no DevMedia bem mais completo: http://goo.gl/7gpIR

Help DEV – Analista desenvolvedor Java / Android
https://helpdev.com.br/zarelli

Android – Suporte a varias telas (Supporting Multiple Screens)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo