Android Studio, Gradle – Adicionando uma biblioteca externa ao projeto (Gradle adding external library to a project)

android studioEste é minha primeira publicação sobre o Android Studio, ao utiliza-lo tive uma dificuldade para aprender o novo modo de tratar com as dependências utilizando o Gradle.

O Android Studio trabalha com um projeto principal e dentro dele seus módulos, quem faz a associação entre os módulos é o gradle, ao criarmos um app criamos um modulo principal, para adicionar uma biblioteca ao projeto devemos importar um novo modulo e nas configurações do modulo principal definir o outro modulo como biblioteca, porem ao importarmos esse modulo ele gera uma cópia na pasta do projeto, mas o que proponho nesta publicação é utilizar o projeto externo sem gerar uma cópia no projeto principal, assim não teremos ‘n’ cópias circulando por ai.

Para explicar melhor segue uma estrutura de projeto:

======================================
* my_projects/

*—projeto_1/
*——app_1/
*——-build.gradle
*——-settings.gradle

*—biblioteca_1/
*——lib_1/
*——-build.gradle
*——-settings.gradle
======================================

A intenção é adicionar a ‘lib_1’ do projeto ‘biblioteca_1’ como biblioteca(dependência) no ‘app_1’ do projeto ‘projeto_1’.

1 – Vamos abrir o settings.gradle do ‘app_1’ e configurar a biblioteca externa

include ':app_1' //include do modulo principal

include ':lib_1' //include da biblioteca externa
//configuracao de diretorio da biblioteca externa
project(':lib_1').projectDir = new File(rootProject.projectDir, '../biblioteca_1/lib_1')

2 – Agora vamos abrir o build.gradle do ‘app_1’ e configura-lo. Basicamente devemos adicionar no bloco de dependências a instrução para compilar o projeto definido no settings.gradle

[...]


dependencies {
    [...]
    compile project(':lib_1')
}

3 – Pronto, utilize o ‘Sync Now’ que deve aparecer em uma barra amarela em cima do projeto para sincronizar e compilar o gradle ou compile o projeto que já vai aparecer a lib_1 em seu projeto como dependência.

Help DEV – Analista desenvolvedor Java / Android
https://helpdev.com.br/zarelli

Android Studio, Gradle – Adicionando uma biblioteca externa ao projeto (Gradle adding external library to a project)

3 pensou em “Android Studio, Gradle – Adicionando uma biblioteca externa ao projeto (Gradle adding external library to a project)

  1. ….Muito bom o material , obrigado por compartilhar QQ

    Amigo, apenas uma dúvida por gentileza poderia me elucidar ?….Eu consigo acessar variáveis de um arquivo “.so” (android/NDK) de um outro APP/APK em minha APP quando a outra estiver em execução ?…..por que eu queria consumir o conteúdo dinâmico atravéz de um ponteiro ou tentar uma implementação para isso ?…..Muito obrigado e Parabéns mais uma vez !!….Abraços !!

    1. Tudo bem Thiago, eu nunca fui tão afundo na utilização do Ndk então não posso falar com muita propriedade sobre o assunto, mas acredito que não seja possível pelos arquivos de instalação serem restritos apenas a sua aplicação, talvez, se o dispositivo for rooteado voce consiga algo, mas realmente não seberia te falar qual o procedimento;

  2. Amigo, apenas uma dúvida por gentileza poderia me elucidar ?….Eu consigo acessar variáveis de um arquivo “.so” (android/NDK) de um outro APP/APK em minha APP quando a outra estiver em execução ?…..por que eu queria consumir o conteúdo dinâmico atravéz de um ponteiro ou tentar uma implementação para isso ?…..Muito obrigado e Parabéns mais uma vez !!….Abraços !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo