Android, GitHub, Maven, JitPack – Disponibilizando uma biblioteca Android como dependência utilizando o GitHub + JitPack (publishing of android libraries)

android-github-logo

Para disponibilizar uma biblioteca com gerenciamento de dependência, normalmente os desenvolvedores publicam suas libs em repositórios utilizando o Maven como ferramenta de configuração. Porem esse processo é complicado e trabalhoso. O JitPack (https://jitpack.io/) trabalha em conjunto com o Maven, GitHub, Gradle e o Android Arsenal para facilitar essa configuração, tornando muito simples criar uma biblioteca android para ser utilizada como dependência em outros projetos.
Ele constrói projetos Git sob demanda e fornece-lhe com artefatos prontos para o uso (jar, AAR). Se você quer sua biblioteca para estar disponível para o mundo, não há necessidade de passar por compilação de projeto e upload. Tudo que você precisa fazer é empurrar o seu projeto para GitHub e JitPack vai cuidar do resto.

1 – Primeiro de tudo, seu projeto deve estar no GitHub , ( não esqueça de realizar o push da pasta ‘gradle/wrapper’ ).

2 – No arquivo build.gradle configure para seguinte maneira:
apply plugin: 'maven'
apply plugin: 'com.android.library'

group = 'com.github.User' //Subistituir o User pelo seu usuario do github
[...]
3 – Efetue o commit/push da sua biblioteca no GitHub e gere uma Release/Tag estável.
4 – Entre no JitPack (se for a primeira vez que estiver usando) efetue login com sua conta do GitHub. O site é bem simples, basta você inserir o user/Repo no único campo de texto que tem que ele carregara seu repositório do GitHub, você vai verificar que vai aparecer suas releases em uma tabela, com a versão/log/status (normalmente demora no máximo 5 min para ficar disponível a versão para usar como dependência). O log vai dizer se deu certo ou deu algum erro na compilação. Todo esse processo é automático nas próximas releases.
JitPack
5 – Pronto sua dependência está pronta para ser utilizada. Para adiciona-la em seu projeto android basta configurar da seguinte maneira:
Adicione o repositorio em seu build.gradle root:
allprojects {
    repositories {
        ...
        maven { url "https://jitpack.io" }
    }
}
Adicione a dependência em seu build.gradle do projeto. (substitua o User / Repo e Tag pelas suas)
dependencies {
    compile 'com.github.User:Repo:Tag'
}
Muito simples.
Documentação do JitPack: https://jitpack.io/docs/

 

Help DEV – Analista desenvolvedor Java / Android
https://helpdev.com.br/zarelli

Android, GitHub, Maven, JitPack – Disponibilizando uma biblioteca Android como dependência utilizando o GitHub + JitPack (publishing of android libraries)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo