Java – Reduzindo o tamanho do JSON com GZIP e Jackson lib (Reducing JSON Data Size – GZIP JSON Compressor with Jackson library)

Dependendo da situação podemos ter a necessidade de trafegar ou armazenar dados compactados a fim de reduzir o tamanho de armazenamento ou a quantidade de dados trafegado. Com essa ideia, desenvolvi uma lib que utiliza a própria implementação da lib Jackson para transformar o JSON gerado por ela em um JSON compactado por GZIP, dessa forma, conseguimos reduzir muito seu tamanho, em testes, conseguimos transformar um JSON de 7KB em um de 1KB, uma redução bem significativa.

A compactação de Strings depende de diversos fatores e pode ter casos que não seja vantajoso realizá-la, por exemplo, um JSON relativamente pequeno, o resultado da compressão será maior, já que a lib desenvolvida devolve uma String de output e para isso acontecer há a necessidade de transformar para Base64, dessa forma, seu tamanho será maior. Por isso é importante avaliar onde é realmente necessário utiliza-lá, para que a solução não vire um problema ainda maior.

Lib Veja o README:
https://github.com/helpdeveloper/gzip-json-jackson

A lib é bem simples utiliza-lá, dado que você já tenha o Jackson configurado na aplicação, basta implementar em seu POJO a interface GzipSerializable que automaticamente todo fluxo de conversão realizado pelo Jackson (seja manualmente com o ObjectMapper ou automaticamente pelo framework se desejar retornar em um endpoint) irá transformar seu POJO em um Json compactado em uma String no formato Base64. O fluxo para descompressão é o mesmo.

Help DEV – Analista desenvolvedor Java / Android https://helpdev.com.br/zarelli

Java – Reduzindo o tamanho do JSON com GZIP e Jackson lib (Reducing JSON Data Size – GZIP JSON Compressor with Jackson library)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo